A Casa Senhorial

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Chalet Sassetti

Chalet Sassetti
XIX - XX
Portugal
 

Casa Sassetti: alçado e planta, Luigi Manini [Assin.], 1890.

Desenho a carvão e tinta-da-china.

Esc. 1/50, Dim. 436x562 mm

Itália, Crema, Museu Civico di Crema e del Cremasco, inv. Nº 0730G.


Nota:

Este pequeno projecto recupera uma antiga tradição de pavilhão de caça onde a escala do edifício contrasta com o requinte dos detalhes arquitectónicos. Manini opta aqui por uma inspiração românica vinculada, por sua vez, na região italiana da Lombardia, onde o autor tinha as suas raízes. Este estudo revela-se, a outro nível, como um notável documento das capacidades criativas de Manini onde a planta é desenvolvida em íntima articulação com a morfologia do edifício. Sem dúvida pela sua formação de pintor e cenógrafo, mas afirmando-se como uma mais valia, a primazia dada às perspectivas garantia a Manini uma estratégia conceptual mais globalizante, não só na morfologia do edifício – o equilíbrio das massas arquitectónicas - como nas suas relações com o lugar e respectivo enquadramento paisagístico. Situado num pequeno promontório nas faldas da serra de Sintra com vista para o Palácio Real de Sintra, o projecto é realizado de forma a dotar os espaços interiores de uma relação com a envolvente, dotando, por outro lado, a paisagem de um novo elemento de caracterização estética.  


Bibliografia:

Pereira, Denise, «A Villa Sassetti, Projecto do Cenógrafo-Arquitecto Luigi Manini» in Vária Escrita, vol.11, Sintra, 2004.

Carita, Helder, “Quinta da Regaleira, Projecto e Método” in Luigi Manini, Imaginário e Método, Arquitectura e cenografia,- Catálogo Sintra, Edição Fundação Cultursinta, 2005.



 

PTCD/EAT-HAT/11229/2009