A Casa Senhorial

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Palácio do Corte Real

Palácio do Corte Real
XVIII
Portugal

cr_   cr_1   cr_2

Planta do Palácio do Corte Real / Marqueses de Castelo Rodrigo

Planta do plano nobre do Palácio dito da Corte Real, antiga Praça do Corpo Santo.   Segunda Metade do Século XVIII, Portuguesa. Papel branco  362 X 524 mm. Tinta-da-china. Fil.  Contramarca do fabricante D & C BLAUW, segunda metade do século XVIII.  

Biblioteca Nacional de Portugal, Iconografia - D.149A.

Fachada e Pormenor

Elevação principal do Palácio da Corte Real, oposta ao Poente.     Segunda Metade do Século XVIII, Portuguesa.     Papel branco  530 X 358 mm. Tinta-da-china e aguadas.    Fil.  Contramarca do fabricante D & C BLAUW, segunda metade do século XVIII.   

Biblioteca Nacional de Portugal, Iconografia - D.150 A.

Nota:

Pela marca de água do papel, o desenho é da segunda metade do século XVIII donde posterior ao terramoto que arruinou o edifício. A partir deste dado podemos concluir que o alçado e planta estarão ligados  a uma tentativa de restaurar o edifício O alçado mostra o acrescento de um último piso que corresponde às grandes obras do palácio quando passou a habitação oficial do Infante D. Pedro, futuro D. Pedro II. Esta passagem corresponde, por sua vez, à expropriação do edifício aos Marqueses de Castelo Rodrigo após 1640 pelo seu apoio à causa dos Filipes de Espanha.


Bibliografia:

Carvalho, A. Aires de, Catálogo da Colecção de Desenhos. Lisboa, BN de Portugal, 1977, n. 631.

 

PTCD/EAT-HAT/11229/2009