A Casa Senhorial

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Palácio da Quinta da Regaleira

Palácio da Quinta da Regaleira
Portugal
untitled-5     untitled-6

Sala da Caça

Projecto de interiores da sala de Jantar e mobiliário, desenhados na primeira década do século XX por Luigi Manini. A plasticidade deste interior é apontada como a materialização da analogia estética dos cenários que Manini criou para as peças Frei Luiz de Sousa e Ceia dos Cardeais, exibidas no Teatro Nacional D. Maria II.

Dimensões    200 X 150 mm

Fotografia tirada em 1945



Sala da Renascença

Projecto de interiores da sala de estar, desenhados na primeira década do século XX por Luigi Manini. O desenho de interiores é profusamente inspirado na ornamentação quatrocentista e quinhentista do renascimento italiano. Os tectos apainelados e boiserie estão atribuídos a Júlio da Fonseca, sendo apontado o nome de Baeta Dias para os trabalhos com as madeiras exóticas e com os embutidos de pedra mármore e frescos de grotescos. A lareira, numa versão próxima da chaminé do Palácio Ducal em Urbino, é executada sobre um croqui de Manini, por Rodrigo de Castro. Mobiliário adquirido em antiquários.

Dimensões    200 X 150 mm

Fotografia tirada em 1945


Sala dos Reis

Projecto de interiores da sala de bilhar e mesa de bilhar, desenhados na primeira década do século XX por Luigi Manini. O desenho de interiores é de inspiração italiana, sendo a decoração de tecto e sanca originário da Lombardia italiana, aqui representando várias linhagens dinásticas da monarquia portuguesa, como Borgonha, Aviz e Bragança. As pinturas de enxaquetado vegetalista e o brasão sobre a chaminé são inspiradas no quatrocento veneziano e na réplica oitocentista do Palácio Milanês Baghatti Valsecchi. A Mesa de bilhar é atribuída ao entalhador Júlio da Fonseca.

Dimensões    200 X 150 mm

Fotografia tirada em 1945

 

PTCD/EAT-HAT/11229/2009