A Casa Senhorial

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Casa Nobre ao Chiado

Casa Nobre ao Chiado
XVIII
Portugal

Casa nobre ao Chiado

“Planta do pavimento que faz frente à Rua do Carmo, e Portas de Santa Catarina e pella Rua do Sacramento mostra  as logez”

Anónimo. 2ª metade do século XVIII, tinta-da-china e aguadas, Dim. 422x446 mm.

Biblioteca Nacional de Portugal. Iconografia D. 154 A

Legenda: Sala de Espera, Salla, Salla, Camaras, Caza de Jantar, Salla, Salla, Corredor, Camara, Camara, Camara, Camara, Caza para família, Caza de engomar, Despensa, Cozinha.

Nota:

Integrado num edifício pombalino, esta planta evidencia uma interessante tipologia de casa nobre que vemos emergir no reordenamento urbano do Chiado, efectuado após o terramoto. Decorrendo do prestígio da zona, vocacionada desde o século XVI para as elites observamos um conjunto de edifícios de pombalinos tradicionalmente pensados para andares de rendimento serem adaptados no seu interior para habitação nobre unifamiliar. Neste sentido a estrutura distributiva deste andar apresenta-se com um programa de piso nobre, perto mesmo de um palácio, com uma sequência de quatro salas precedidas, ainda, de sala de espera. Em articulação com este andar nobre situa-se no piso térreo uma zona com entrada, logeas, cocheiras e cavalariças.


Bibliografia:

Carvalho, Ayres de, Catálogo da Colecção de Desenhos da Biblioteca Nacional de Lisboa, Lisboa, Secretaria de Estado da Cultura, 1977, p. 106.




 

PTCD/EAT-HAT/11229/2009